Você sabe como a produção de móveis impacta o meio ambiente?

O respeito ao meio ambiente é primordial na produção de móveis. A utilização de materiais renováveis e a busca de fornecedores que atendam as boas práticas de plantio renovável, reflorestamento e reciclagem de insumos é fundamental.

Outra opção é o reaproveitamento de materiais para fabricação de móveis sustentáveis, essa prática gera economia para toda a cadeia produtiva.

Além disso o reaproveitamento de matéria prima evita o descarte irregular de materiais, que é extremamente prejudicial ao meio ambiente, além de ter baixo custo.

Tanto para o cliente que compra um móvel sustentável, como para quem fabrica, além de ser uma forma de preservar o meio ambiente, reforça a idéia do quanto a conscientização ambiental é necessária para que as boas práticas se perpetuem.

Importância da sustentabilidade na produção de moveis

As empresas têm investido cada vez mais em processos produtivos que privilegiam a preservação da natureza e a regularidade da mão-de-obra envolvida.

A LZ se preocupa em adquirir insumos de fornecedores que adotam boas práticas de manejo florestal, controle de poluição, gerenciamento de resíduos sólidos, logística reversa e que estejam conscientes do seu papel de preservação ambiental.

A madeira utilizada na fabricação dos móveis, é oriunda de florestas renováveis com plano de manejo, sempre evitando o desmatamento de áreas preservadas.

Utilização de MDF e MDP

As principais diferenças entre as madeiras MDF e MDP são o momento da fabricação e a sua composição.
Ambas são uma excelente solução em termos de sustentabilidade ambiental, pois não agridem o meio ambiente, sendo utilizadas na fabricação de móveis planejados.O MDF é um material uniforme, plano e denso e não possui os chamados “nós” e é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos.

Mas sabe o que o MDP e o MDF têm em comum? Ambos possuem estabilidade e capacidade de absorção de tinta, o garantindo excelente acabamento em caso de pinturas e revestimentos.

Além disso, os dois materiais são produzidos em três camadas: uma grossa no miolo e duas finas nas superfícies, todas com grande uniformidade das partículas.

Estão disponíveis no mercado em móveis de diferentes padrões, desde o mais simples até o mais luxuoso, utilizando ambos os materiais, que inclusive é bastante utilizado na Europa.

Esses materiais têm diferentes características, por isso, a aplicabilidade de cada um deles pode variar conforme o projeto.

Como o MDF é mais maleável, é mais indicado quando é necessária uma peça com diferentes cortes, ou ainda para acabamentos. Também é um material mais resistente a atritos.

Já o MDP é mais utilizado em móveis de espessura grossa, pois é mais leve e tem uma boa estrutura, aguentando mais peso. Outra vantagem é que ele é mais resistente à umidade do que o MDF.

A LZ preza pela qualidade de seus produtos e pela sustentabilidade de todo o processo, certificando-se da origem legal das madeiras.

Tipo de material utilizado na produção de móveis

A sustentabilidade exerce um forte impacto na imagem de qualquer empresa, e ignorar boas práticas ambientais pode fazer com que ela perca espaço no mercado.

Independentemente do material utilizado na fabricação, desde pedras (mármores e granitos) até madeiras, a procedência deve ser sempre verificada, utilizando exclusivamente materiais certificados.

A LZ Planejados preza pela conservação da biodiversidade, práticas de manejo responsáveis, gestão dos resíduos, reciclagem e reuso.

A utilização de pedras naturais ou pedras industrializadas deve levar em conta sempre o fator sustentabilidade ambiental e não apenas o aspecto decorativo.

A LZ sabe que seu cliente é exigente quanto a práticas ambientalmente adequadas e trata o assunto como prioridade, pois sabe que todos ganham: o consumidor, a indústria e a sociedade.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Fale conosco pelo WhatsApp